Comer com mais frequência aumenta o metabolismo ?

Eu aprendi isso.

Resposta: Sim, aumenta !

Mas a grande questão é: Quanto ?

O efeito térmico dos alimentos (ETA) considera a quantidade de energia necessária para realizar a digestão e absorção dos nutrientes, uma vez que esses processos aumentam a produção de calor e elevam o consumo de oxigênio, ou seja, gastam-se calorias. O aumenta da taxa metabólica que ocorre após a ingestão de alimentos pode se estender por até 5 horas dependendo do que for ingerido.

Normalmente , o ETC contribui com aproximadamente 10% do GET (Gasto Energético Total). Facilitando, se 400 kcal forem ingeridas durante uma refeição, cerca de 40 kcal será gastas para digerir, processar e metabolizar.

Um ponto importante é que o custo energético associado ao efeito térmico dos alimentos (ETA) é influenciado pela qualidade e quantidade dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios) que são consumidos. O efeito térmico do consumo de proteínas parece ser maior ao de carboidrato e da gordura, induzindo aumento na termogênese. Os possíveis motivos, e outros aspectos que podem influenciar o ETA ainda estão em debate na literatura científica e serão discutidos um outra postagem.

Para finalizar a resposta da nossa pergunta: Quanto ?

Comer mais vezes ao dia pode até aumentar um pouco seu metabolismo, mas não é suficiente e muito menos determinante para justificar emagrecimento algum. Comer mais vezes ao dia ajuda na saciedade e na disponibilidade de nutrientes ao longo do dia e nada além disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.